quinta-feira, 10 de novembro de 2016

MAG Responde - Outubro Rosa

Oi gurias!

Esse post vai ser diferente do que costumamos fazer, pois neste post estarão as respostas das dúvidas enviadas sobre o câncer de mama. Vale lembrar que todas as dúvidas foram respondidas pelo Dr. Leonardo de Souza Piber, ok?




1) Sempre que vou menstruar sinto muita dor na axila e ela fica muito dolorida. É normal? E gostaria de saber se o câncer de mama também pode dar na axila?
A dor axilar cíclica, ou seja, aquela dor que ocorre associada à menstruação, pode ser devido à presença de tecido mamário ectópico (fora da mama). A presença de tecido mamário na axila pode ocorrer em até 6% na população geral.
Exames como a mamografia e/ou a ultrassonografia podem ajudar nesse diagnóstico.
Onde há tecido mamário, pode ocorrer qualquer tipo de doença que habitualmente observa-se nas mamas, inclusive o câncer apesar de raro (até 0,3% dos casos).
Contudo, o mais comum é que se trate de uma dor irradia de origem mamária mesmo (mastalgia). Este diagnóstico é clínico e muitas vezes não encontramos lesões aos exames de imagem.
Converse com seu ginecologista ou mastologista, ele é o profissional mais indicado para esta análise.

2) Eu ouvi dizer q câncer de mama vc sente um caroço nas axilas tb. Perto dos seios, mas q começa ali nas axilas. Mito ou verdade?
Com relação às axilas, podemos pensar em duas possibilidades principais:
- um tumor originário de um tecido mamária fora da mama, ou seja na axila, que vai crescer se tornar palpável. Então, seria um tumor em tecido mamário ectópico (mama acessaria) em axila;
- um tumor metastático em gânglio linfático na axila, ou seja, o tumor primário está na mama, mas o gânglio linfático da axila apresenta metástase. Então, o gânglio (íngua) crescente, se torna palpável, mas não é primário da axila, ele é secundário.


3) O câncer de mama sempre pode ser detectado pelo auto exame?
Não. O autoexame não substitui o exame clínico realizado por profissionais (médico e enfermeiros capacitados). Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Vale lembrar que quanto menor o tamanho do tumor ao diagnóstico, melhor a resposta ao tratamento. Portanto, o rastreamento é muito importante. 

4) Quais outros sintomas e/ou sinais podem servir como alerta?
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
O rastreamento é indicado justamente para que o tumor seja identificado antes que seja palpável e de apresentar sintomas e/ou sinais.


Então é isso gurias! Se com isso conseguimos ajudar uma pessoa, nosso objetivo foi concluído com sucesso! Portanto, não deixem de fazer o auto exame e sempre que tiverem qualquer dúvida ou suspeita procurem um médico!

Beijos


5 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pela iniciativa de postar algo muito importante, é sempre bom lembrar que esse é um mal muito grave.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Certamente esse post esclarecedor ajudou muita gente!

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Vocês arrasaram meninas, bela iniciativa, me esclareceu em muitas coisas!
    Beijos

    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa do post, meninas!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  5. Que demais , eu não tinha visto nenhum post assim ainda com dúvidas respondidas por um médico , show de bola!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir

Algumas regras de etiqueta para comentários por Glorinha Kalil:
- Não escreva tudo em caixa alta, parece que está gritando! Uma palavra ou outra é uma boa pedida para ENFATIZAR;
- Não peça para seguir sem antes seguir. É falta de cortesia!;
- Não fale "te sigo se você me seguir", é deselegante;
- Comente sobre o post, não o fazer pode deixar a pessoa pensando que você não se importa com os outros. Comentários sobre a postagem é a melhor forma de divulgar seu blog;
- Se a pessoa já se inscreveu no seu concurso/sorteio/enquete/ fanpage/ crediário/ outros não fique comentando sobre ele ou insistindo para a pessoa se inscrever de novo;
- Não comente apenas "obrigada pela visita" ou "vá no meu blog comentar". Se você quer receber mais visitas e mais comentários, se concentre no post, pois vai fazer a pessoa se interessar por você e ter visitar mais vezes. Além disso, isso é super irritante;
- Seja educado (a): não fale palavras de baixo calão!
- Sim, pode ser sincero (a).
Se tiver blog ou site, deixe o link para nós te visitarmos também
Bjs!