quarta-feira, 27 de maio de 2015

Enciclopédia dos esmaltes - Bases !

Aê!

Geral, cês gostam de uma unha fortinha, né? Que não descama, que não lasca, não quebra...é isso!
Então! Daí a importância de ler mais este capítulo da nossa auto-intitulada Enciclopédia dos Esmaltes!




Pra quê serve a base? Hein? Pra proteger as nossas garrinhas, porque vamos combinar, trocar de esmalte 3 vezes na semana não é corriqueiro, né? Aí resseca tudo, enfraquece, vira bodega. E não pode.

A função primordial da base é essa, proteção. Hoje em dia a gente tem mais opções, fortalecedoras, pró-crescimento, preparadora de cor, niveladora, "primer" -que é a base de fresco...enfim, eu, que me vejo como a doida das bases - tem uma gavetinha só delas - e gosto de testar umas novas sempre que possível.
Vamos aos tipos:

Base Cetim (ou setim, já vi também, deve ser por causa de satin, que é cetim em inglês): Tem como função deixar as unhas uniformes para a aplicação do esmalte, assim garantindo que ele dure mais.

Base Seda: Tem as mesmas funções, mas sabe porque algumas são cor de rosa?
Antigamente, quando os esmaltes não eram tão bons em relação à pigmentação, a base rosa tinha a função de ajudar a fixar a cor.

Primer: A prima fresca e metida à moderna das bases! O primer, como o nome já diz, prepara a unha, nivelando e dando aderência ao esmalte.

Base Fortalecedora: São as bases com princípios ativos inerentes ao fortalecimento das unhas, ou seja, que contém substâncias benéficas ao fortalecimento delas. e tem pra todos os gostos, base argan, base orquídea, base queratina, base bambu...enfim, eu entendo mais como questão de gosto e de detectar o que suas unhas mais precisam.

Base Niveladora: Como o nome já diz, ela ajuda a disfarçar pequenas imperfeições nas unhas, deixando-as mais lisas.

Base Branqueadora: Sabe quando depois de um esmalte mega pigmentado, as unhas ficam amareladas? Pois é, essa é salvadora que dá uma disfarçada linda, e deixa as unhas com menos aspecto de hepatite.

Base para unhas fracas: Mais uma fortalecedora pro time.

Base para crescimento: Esta aqui promete milagrinho. É pró crescimento, ajuda a unha a crescer saudável. Particularmente eu não boto muita fé, mas há quem diga que funciona.

                      (base rosa, acquabase, fortalecedora - amo esse vidrão com cara de antigo!)

Base Vitaminada: Possui vitaminas, tá na categoria fortalecedora. Para unhas saudáveis.

Base Recuperadora: Promete restaurar os danos causados por lixas e agressões.

 Acquabase: Tão fresca quanto sua prima Primer! É usada antes dos holográficos, pra evitar que eles "arrastem" entre as camadas.

        (base gliter - eu não chamo de base porque vai sobre o esmalte, vitalizante, fosca, peel off.)

 Peel Off: Outra fresca, deve ser usada sob glitters e sands, daí é só descascar o danado, sem esforço.

Base Cravo: Todo mundo sabe das propriedades do cravo da índia, como fortalecedor. O princípio da base é esse. O mesmo vale para base com melaleuca, e demais princípios.

Base Fosca: Também conhecida como base "homem", por nem ter brilho, ou semi-brilho. Homem também pinta unha, gente! Kkkkkkkkkk

Base Endurecedora: Essa já diz a que veio no próprio nome.

Bases Manipuladas: É aí que a porca torce o rabo. Não estou dizendo que é errado, mas essas bases geralmente tem formol, e formol...cês tão ligadas. Formol é sem mais. Claro, nem todas devem ter, as que eu conheço tem, mas eu não sou a dona da verdade absoluta. 

Fortalecedores

Vou colocar aqui aqueles fortalecedores que a gente conhece e ama, tipo Casco de Cavalo e Fortilon, porque afinal vão antes do esmalte e dão um up nas unhas tudo.

                                    (fortificante para unhas e óleo para nutrição)

Nessa categoria temos os óleos, alguns bons exemplos são o Óleo Fortalecedor de unhas da Granado, Óleo Reparador Noturno da Risqué, Oleo de Rícino - famosão - Óleos de Cravo e Melaleuca, naturais.Tem o Franbella, que também é muito bom.
A Mavala tem o Mava-flex, que é um serum, OPI tem o Nail Envy, famosíssimo, eu nunca usei, não posso falar, mas só ouço coisas boas. A Sally Hansen tem o Triple Strong, que é um gel.
Nacional, tem o Unhafort, da Muriel, esse eu posso falar, é muito bom.

Bom, meninas, espremendo meu cérebro foi isso o que saiu - pique tirar leite de bigorna - posso prometer que este post estará em constante atualização, novidades aparecendo, eu posto, ok?

Beijos!






26 comentários:

  1. Adorei o post Sereia! Eu tenho esse da Muriel, mas nunca usei. Ele é para ser usado igual ao Franbella?
    Eu ri da base primer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pathy, eu uso antes da base, como tenm alcool na fórmula ele evapora, é como se fosse um tônico, não é igual Franbella não.
      E eu recomendo, acho ótimo.

      Excluir
  2. É muita coisa não é mesmo? Só nós as malucas do esmalte para entender mesmo. O importante é usar alguma. Adorei o post, parabéns!

    Beijos
    Esmalterizando - Apaixonadas por EsmalteInstagramFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô se é, Keila! Eu gosto muito de bases, sempre experimento uma nova. E obrigada, sua linda!

      Excluir
  3. Mto interessante o post Ana.
    Eu uso uma base simples da Big Universo mesmo, só para proteger as unhas do esmalte. Já usei o unhafort, tenho ele quase cheio rs Não tenho mta paciência com esses produtos, uso por um tempinho e largo mão rss
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A base da Big é boa, Dani! Usei muito, mas deles eu prefiro a cobertura extra-brilho com cheirinho...
      O Unhafort eu uso muito, gosto bastante, realmente dá uma fortalecida.
      Beijo!

      Excluir
  4. Amei o post sereia!
    Mega informativo, e tem base aí que nunca vi, nem comi, e nem ouvi falar!
    KAOPSKPOSKPOAKPOSAKPOSKPAKPSAS
    Adorei ficar mais informada sobre o assunto!
    Beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Indiiiii, não come base não, fia! Kkkkkkkk - isso me lembra do dia em que Flav EXPERIMENTOU um esmalte com cheiro de cereja...Medo.
      Mas sim, dê uma procurada, teste, com certeza vai achar uma que vire amor.

      Beijo!

      Excluir
  5. Que bacana o post Ana!!
    Muitas eu nunca tinha ouvido falar..rs.
    Beijos.
    http://blog.maricomio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô sempre procurando, piro numa base diferente!
      Beijo, Mari!

      Excluir
  6. Opa agora sim, hehehehe
    Adorei as dicas Ana, arrasou no post.
    Muitas eu nem conhecia, acredita? Me dei super bem com a Fortalecedora da First Kiss não me joguei em mais nenhuma.
    Mas adorei saber das outras marcas.
    Beijos
    vicioporunhaseesmaltes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, eu tô doida pra experimentar essa da First Kiss, ainda não consegui ir buscar, mas é com certeza minha próxima aquisição!
      Beijo!

      Excluir
  7. adorei demais esse post,super informativo e vai me ajudar a escolher melhor minha base!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, base é superimportante, viu? A gente pira nos vidrinhos coloridos e acaba esquecendo disso!

      Beijo!

      Excluir
  8. Eu adorei o seu post.
    Tudo muito bem explicadinho.
    Vou salvar nos favoritos haha!
    Beijos!

    Amor por Vidrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaah, que linda, me favorita não que eu num me guento, depois!!!!
      kkkkk
      Sério, não pode esquecer base, e tem que saber pra quê serve! Meninas que não tem as unhas quebradiças, por exemplo, não podem abusar de fortificante, ou correm o risco de ficarem com "unhas de vidro", são tão duras que se partem com facilidade!

      Beijo, amora!

      Excluir
  9. Muito útil issaê menina! Eu que sou V1D4 LOK4 não uso base nenhuma antes do esmalte HAUAHUAHUAHA
    Só me acabo nos extra brilhos mesmo xD
    Bjs

    Diva de Brechó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovana...continua sem usar base, e seu forninho despenca, hein????
      KKkkkk, desculpa, piada velha.
      Mas menina, não deixa de usar não! É uma proteção para as suas garrinhas!

      Beijo!

      Excluir
  10. Gostei demais do post super útil para saber sobre cada tipo de base.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jana! A Enciclopédia ainda vai ter outros capitulos, aparece sempre!


      Beijo!

      Excluir
  11. uau, tem q ler e respirar..rs
    parabéns pela paciência em escrever este post, com certeza vai auxiliar muita gente q está chegando com dúvidas!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso, Gi! Amo escrever, e eu é que tenho que agradecer a paciência de vocês que vem até aqui pra ler minhas chorumelas!!!
      Beijo!

      Excluir
  12. Sereia

    Amei!!!!
    Também amo bases diferentes, rs.
    Adoro as bases frescas - chorei de rir nessa parte - salvam nosso dia :D
    Mi dá a Acqua Base da Extase???kkkkkkkkkkk
    Onde acha? Doida há tempos atrás dessa abençoada!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Rê, acho que a Extase não faz mais dessa base! Eu comprava lá na 25...
      Se bem que já vi numa perfumaria lá no centro...podemos passar lá sábado!

      Beijo!

      Excluir
  13. Nossa tinha 3 aí que eu não conhecia!
    Bjoo

    Tiemi
    rosebox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Excelente post! É tanta base diferente que fico tonta! Sou apaixonada pela base glitter
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir

Algumas regras de etiqueta para comentários por Glorinha Kalil:
- Não escreva tudo em caixa alta, parece que está gritando! Uma palavra ou outra é uma boa pedida para ENFATIZAR;
- Não peça para seguir sem antes seguir. É falta de cortesia!;
- Não fale "te sigo se você me seguir", é deselegante;
- Comente sobre o post, não o fazer pode deixar a pessoa pensando que você não se importa com os outros. Comentários sobre a postagem é a melhor forma de divulgar seu blog;
- Se a pessoa já se inscreveu no seu concurso/sorteio/enquete/ fanpage/ crediário/ outros não fique comentando sobre ele ou insistindo para a pessoa se inscrever de novo;
- Não comente apenas "obrigada pela visita" ou "vá no meu blog comentar". Se você quer receber mais visitas e mais comentários, se concentre no post, pois vai fazer a pessoa se interessar por você e ter visitar mais vezes. Além disso, isso é super irritante;
- Seja educado (a): não fale palavras de baixo calão!
- Sim, pode ser sincero (a).
Se tiver blog ou site, deixe o link para nós te visitarmos também
Bjs!